-
Arquitetos: Fino Lozano, Moro Taller de Arquitectura
- Área: 125 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rafael Palacios Macias
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, American Standard, AutoDesk, MOEN, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em San José de Gracia, México, a Casa Nandi é uma residência de 2 níveis, na qual tivemos a oportunidade de colaborar com o Moro Taller para a sua execução; esta inclui no segundo andar um terraço que permite vistas panorâmicas da paisagem, convidando à contemplação do contexto imediato.
Ela está situada em um terreno com orientação norte-sul e possui uma área de 125m2. O projeto representou um desafio pois, felizmente, nos fez sair de nossa cidade para estudar outras paisagens do México e assim poder integrar nossas ideias com um contexto novo e emocionante.
O projeto tem como objetivos principais ser ambiental e economicamente viável, desenvolvendo técnicas de bioconstrução que contribuam para desenvolver uma obra que se camufle com a paisagem, tendo sempre em mente a simplicidade do local, aproveitando ao máximo a orientação para gerar uma atmosfera iluminada mas privada, ventilada de forma natural gerando momentos de harmonia e tranquilidade para o habitante.
Tendo em mente esses objetivos, é proposta uma estrutura sustentável e simples que ao mesmo tempo funciona para gerar grandes vãos dentro da residência, tendo como base as vigas de madeira e sobre elas um tijolo artesanal de barro que recebe a laje de concreto, expondo assim o barro natural e as vigas no nível inferior, sem necessidade de revestimento.
Nas paredes vemos um sistema antigo de terra comprimida, fundido com técnicas contemporâneas de concreto que nos fala da atemporalidade da arquitetura. Foi combinado o uso de paredes de concreto e paredes de terra, dessa forma a função dessas paredes não é apenas estrutural. Ao incorporar essas técnicas de construção pudemos gerar atmosferas isolantes térmica e acusticamente, que além de serem funcionais, geram um ótimo contraste com o piso de pedra, as janelas de ferro e os acabamentos nos móveis em marcenaria e bancadas de cimento polido, formando uma paleta monocromática mas com marcações sutis que nos mostram a honestidade dos materiais.
O programa arquitetônico foi criado para ser percorrido de forma simples permitindo a contemplação de cada recanto, considerando no térreo a entrada para o pátio de recepção, garagem, lavanderia, lavabo, sala de jantar e cozinha, tendo um pátio de transição para acessar o quarto principal o qual contém um banheiro completo e um closet; na entrada temos a escada que, se desejado, nos permitirá contemplar o nascer do sol ou uma noite estrelada no terraço.